sábado, 27 de dezembro de 2008

POR FAVOR, SUCESSO - LIVERPOOL

Para quem gosta de Mutantes, e das bandas que eles influenciaram, aí está uma boa dica. Liverpool foi um grupo gaúcho, que além dos já citados Mutantes, recebia também uma grande de Jefferson Airplane. Infelizmente, gravaram apenas um LP, esse aí em cima, intitulado Por Favor, Sucesso (1969). A obra é muito interessante, avaliada pelo ponto de vista experimental. Um reflexo muito forte do movimento tropicalista, que naquele instante estava praticamente varrendo o Brasil. Vale lembrar, que a Tropicália, não só influenciou a música, como também o teatro, e até mesmo o Cinema Novo, tendo sua expressão em Glauber Rocha. Mas voltando ao assunto música, Fernando Rosa, na revista ShowBizz fez o seguinte comentário sobre a Banda Liverpool: “Abrindo com a faixa título, o disco reúne um conjunto de ótimas composições, com instrumental acima da média e letras inteligentes e expressivas do cotidiano da juventude da época. Destacam-se no disco as ultra-psicodélicas "Olhai os Lírios do Campo", "Impressões Digitais" e "Voando", todas com um impressionante trabalho de guitarra - com distorção no talo e harmonias rebuscadas. A quase bossa-rock "Planador", a tropicalista "Paz e Amor", o folk-rock "Tão Longe de Mim" e o boogie stoniano "Que Pena" mostram a diversidade das composições assinadas por integrantes do grupo, pelo já citado Hartlieb e, ainda, pela dupla Hermes Aquino e Lais Marques”. A observação pessoal que lanço sobre a obra, é a de que ela vale ser ouvida, e demonstra uma riqueza que as vezes não sabemos, ter pertencido ao cenário da música nacional. Na década de 70, alguns remanescentes formaram uma banda de hard rock chamada Bixo da Seda.

Um comentário:

  1. Po, velho
    gostei demais dos teus blogs
    acho muito, muito massa a ideia de fazer um blog sobre musica e tal
    pensei nisso, até
    mas acho que tenho que amadurecer culturalmente um tiquinho ainda pra poder falar de musica assim ^^

    valeu mesmo pelo comentario que voce me deixou
    fico feliz que meu blog nao esteja a merda que eu pensei que tava :D
    invejo a sua organizaçao
    um dia quem sabe eu chego la =)

    um abraço

    ResponderExcluir