sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

PRESTO - RUSH

O Rock Progressivo, é uma tendência que tem suas raízes no final da década de 70 e também nos anos 80. Nesse cenário, uma banda que se destaca que tem uma certa influência, são os canadenses do Rush. O grupo começou no início dos anos 70, lançando seu primeiro álbum em 1974, influenciado por King Crismon, Pink Floyd, Gênesis, Yes, Jimi Hendrix, Gentle Giant, Cream, Black Sabbath, entre outros. Pelo número e peso das influências já podemos imaginar o “conteúdo” forte da banda. Mas foi em 1989, que o Rush lançou a obra que é considerada um marco. Realmente esse cd tem uma característica forte de ser a transição entre o uso exacerbado de sintetizadores, para uma ênfase mais conceitual na guitarra. É interessante perceber como esse álbum, quando comparado com outros da banda como 2112 (1976), A Farewell To Kings (1977), Moving Pictures (1981), apresenta uma carga sonora muito mais forte e intensa. É como se os membros da banda quisessem mostrar que além de extremamente tecnológicos, também eram, como continuam sendo, de um nível profissional elevadíssimo. E não estou exagerando em nenhuma afirmação. A música que eu considero uma das mais intensas, é aquela que dá o nome ao cd, e se encontra na faixa 6: “eu sou feito / do pó das estrelas / e os oceanos correm / em minhas veias / aqui eu me escondo / no coração da cidade / como um estranho / vindo da chuva”. A levada das guitarras também é sensacional, numa marcação de tempo que deixa qualquer um louco de inveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário